NEAF dá continuidade aos trabalhos em Coração de Maria/BA

 

Praça Central do Município de Coração de Maria/BA

Com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos de implementação das Leis Federais 11.645/08 e 12.288/10, em Coração de Maria/BA, o Núcleo Educacional de Ações Afirmativas – NEAF, no último dia 15/03, apresentou para o Secretário de Educação e Cultura do município, Carlos Magno Adorno Cerqueira Junior, as ações a serem realizadas para o ano letivo de 2011.

Dentre as ações desenvolvidas e cumpridas no ano de 2010, estiveram a estruturação do Núcleo, construção de diagnóstico, análise dos dados e construção de propostas de ação, visita nas escolas para estruturação das ações planejadas, produção de periódico – Jornal NEAF de Coração, disponibilização de material de apoio, construção do edital e divulgação. Todas essas ações foram planejadas em conjunto com a Secretaria de Educação do município através de um cronograma pré-estabelecido e ratificado através de relatórios.

Para este ano, o NEAF avança em suas metas e propõe ações como: a reestruturação dos Núcleos, a produção de material para suporte pedagógico (Caderno de Artigos e Jornal NEAF de Coração), o mapeamento das comunidades negras existentes no município e a construção de projetos de política de ação afirmativa. É importante ressaltar, que todas essas ações serão divulgadas através das redes sociais e grupos de contatos já existentes e alimentados pelo NEAF.

Como agente social e democratizador de conhecimentos, o NEAF se preocupa em dar suporte pedagógico no que compete ao debate e a visibilidade da implementação das Leis 11.645 e 12.288 nas instituições de ensino, e compreende que para se criar mecanismos de intervenção que fortaleça essa luta é preciso construir ações coletivas de forma a possibilitar a inserção de politicas de ações afirmativas e valorização dos povos africanos e indígenas na práxis pedagógica.

É com o objetivo de resgate histórico e valorização das matrizes culturais oriundas dos povos africanos e indígenas, que o NEAF suscitou a construção do Caderno de Artigos produzido pelos docentes do município de Coração de Maria/BA além da 2ª edição do Jornal NEAF de Coração, que terá uma roupagem nova e interativa. A produção deste material além de trabalhar a temática com os professores servirá também como material de suporte pedagógico que irá ampliar o diálogo sobre as relações étnicorraciais no ambiente escolar.

O Núcleo Educacional de Ações Afirmativas acredita no compromisso que o município de Coração de Maria/BA tem acerca das questões étnicorraciais além da preocupação na busca por uma educação de qualidade e inclusiva e é por isso que o NEAF se compromete em manter a qualidade dos seus serviços alicerçando e mantendo as ações de implementação das Leis com a finalidade de semear bons frutos no quesito de políticas públicas de ações afirmativas.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Últimas Notícias

Uma resposta para “NEAF dá continuidade aos trabalhos em Coração de Maria/BA

  1. Pingback: NEAF dá continuidade aos trabalhos em Coração de Maria/BA | Africas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s