NEAF participa do lançamento “Coleção História Geral da África”

 

Cartaz de Lançamento da "Coleção História Geral da África"

Com o objetivo de acompanhar o processo didático e pedagógico referente ao ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena no âmbito de todos os currículos escolares, o Núcleo Educacional de Ações Afirmativas – NEAF participou do lançamento da “Coleção História Geral da África” da Unesco, na última segunda-feira, 04/04, na reitoria da Universidade Federal da Bahia – UFBA, em Salvador.

O evento que promoveu o lançamento da edição em português da “Coleção História da África” reuniu diversos especialistas brasileiros e africanos, autoridades locais, representantes do Movimento Negro, grupos culturais e estudantes para o debate em prol da educação voltada para as questões étnicorraciais. Entre os temas debatidos no evento estavam História da África: importância, reconhecimenro e ressignificação; Interculturalidade: construção de histórias cruzadas e Religião e herança cultural.

A finalidade do NEAF em participar deste encontro foi contribuir com o debate a respeito da formação dos profissionais de educação, produção de materiais pedagógicos, implementação das Leis Federais 11.645/08, a que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas redes de ensino e 12.288/10 que se refere ao Estatuto da Igualdade Racial além do aprofundamento das relaçãos Brasil-África.

O NEAF acredita que o lançamento desta coleção sobre a História da África foi um passo de muitos que ainda podemos dar em prol do resgate e do reconhecimento do olhar dos africanos como constituição do povo brasileiro e afirmação da nossa identidade. A coleção também irá possibilitar um desenvolvimento maior didático e pedagógico da comunidade escolar.

Entre os palestrantes do evento estavam Valter Silvério, coordenador técnico da edição em Português da Coleção da Unesco e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de São Carlos; Doulaye Konate, presidente da Associação de Historiadores Africanos; Ubiratan Castro, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon; Florentina Souza, vice-coordenadora do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia; Ali Moussa Iye, diretor do Departamento de Diversidade Cultural da Unesco, dentre outros conceituados especialistas da área.

O Núcleo Educacional de Ações Afirmativas – NEAF parabeniza a todos os envolvidos neste projeto e se coloca a disposição para contribuir com a disseminação da História da África; propiciar um momento de reflexão e debate acerca dos temas relacionados e colocar um basta nas mais diferentes formas de racismo que atinge silenciosamente o ambiente escolar, familiar etc… O NEAF celebra esta conquista com um olhar de que muitas outras ainda virão.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Últimas Notícias

3 Respostas para “NEAF participa do lançamento “Coleção História Geral da África”

  1. Magnólia Moura

    Como devo fazer para adquirir a coleção? Ainda não tenho notícias de ter chegado a minha cidade (Maceió), mesmo sendo um lançamento da Unesco e do Ministério da Educação. Obrigada.
    Professora Magnólia

  2. Leonardo André

    Olá, amigos.
    Sou Professor de Música e Artes, Escritor, Poeta e Compositor Musical. Gostaria de lhes apresentar o meu Livro de Contos Infantis:
    “Zezinho, o brasileirinho que tinha tudo pra ser bandido, e outros contos”, o qual está disponível para sua apreciação na página: http://www.bookess.com/read/8014-zezinho-o-brasileirinho-que-tinha-tudo-pra-ser-bandido-e-outros-contos/
    Nesta coletânea sugiro especial atenção ao conto: “Pequena História da Escravidão no Brasil”.
    Atenciosamente,
    Leonardo André
    Fones: Brasil – São Paulo – (11) 5631-2405 / 3805-0747 / 7312-4694 (celular)

  3. Pingback: NEAF participa do lançamento “Coleção História Geral da África” | Africas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s