Estruturação do NEAF no município de Uibaí/Bahia

Depois de consolidar a proposta de trabalho com a Secretaria de Educação do município de Uibaí  mediante a assinatura da carta de parceria, o Núcleo Educacional de Ações afirmativas- NEAF iniciou no dia 25 de maio de 2011 a estruturação da equipe de trabalho NEAF/Uibaí. Contando com a participação dos pais, alunos, servidores, educadores, representantes de grupos culturais e religiosos.

Durante a estruturação do núcleo, a Coordenadora do NEAF Fernanda Alves, apresentou as Leis Federais nº 11.645/08 (Inclusão de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nos Currículos Escolares) e a nº 12.288/10 (Estatuto da Igualdade Racial). Bem como as ações já desenvolvidas pelo núcleo em outros municípios a fim de garantir tal implementação. O segundo momento de debate, foi formado equipes de trabalho para análise e construção de propostas de ações pedagógicas visando a atuação do NEAF enquanto estratégia de ação não governamental no Sistema de Ensino Municipal.

A oficina de estruturação das ações do NEAF no município de Uibaí contou com a participação de noventa e cinco (95) integrantes e foi marcada pela intervenção efetiva da comunidade escolar, com o testemunho de pais, relatos de servidores e o compromisso firmado pelos educadores presentes em se permitir vivenciar a implementação das Leis Federais, revendo inicialmente seus valores e posturas. “Esse momento de estruturação do NEAF foi importante para mim enquanto educadora. Pois nós professores, nunca nos percebemos enquanto referência afirmativa para os nossos alunos.” Destacou a gestora escolar Amanda Monteiro Alves no momento de reflexão sobre a importância das referências estéticas apresentadas pelos profissionais de educação no decorrer do processo pedagógico.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Últimas Notícias

2 Respostas para “Estruturação do NEAF no município de Uibaí/Bahia

  1. Pingback: Estruturação do NEAF no município de Uibaí/Bahia | Africas

  2. Jacira

    Parabéns a todos os habitantes de Uibaí pela inicativa, a Fernanda é uma profissional competente como pude perceber no econtro que tivemos com ela em Carinhanha.

    Jacira Sena, professora da comunidade de Agrovila XV município de Carinhanha.

    Esse é um grande passo em prol da educação, que precisa ser comungada por todos nós cidadãos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s