Participação do NEAF no 1º CIDEB


Realizado no município de Porto Seguro, entre os dias 08 a 11 de junho, o 1º Congresso Internacional de Educação na Bahia – 1º CIDEB – teve na sua lista de palestrantes ícones da educação mundial. Tais como: Philippe Perrenoud, Leonard Boff e Celso Antunes. Com o tema “A Educação para um Estado sem fronteiras: da teoria à prática”, o evento teve na sua programação atividades diversas como palestras, oficinas, workshop e mesa redonda.

A fim de dar continuidade aos debates educacionais, com destaque para as diferentes linhas de ação pedagógica, foram organizadas diversas oficinas onde o compromisso com a relação da teoria e prática foi destacada no momento da sua realização.

Respeitando tais premissas, o Núcleo Educacional de Ações Afirmativas – NEAF – foi responsável pela coordenação de uma das oficinas do 1º CIDEB. Tal oficina foi realizada na sexta-feira (10 de junho) e nesta, a coordenadora do NEAF, Fernanda Alves, além da proposta metodológica construída pelo NEAF, apresentou ações desenvolvidas referentes à Implementação das Leis Federais Nº 11.645/08 (Inclusão da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nos Currículos Escolares e a Nº 12.288/10 (Estatuto da Igualdade Racial) em municípios como Coração de Maria, Uibaí e Santa Maria da Vitória.

Num segundo momento da Oficina, os participantes em formação de equipes iniciaram a construção de um Plano de Intervenção pedagógica pautado na Metodologia de trabalho do NEAF – a construção de um Plano de Ação baseado em diagnósticos e com a participação de diferentes segmentos da comunidade escolar.

A participação do NEAF no 1º CIDEB deu destaque para as construções de ações Pedagógicas realizadas nos municípios do Estado da Bahia com ênfase para o sucesso das construções com a participação efetiva da comunidade escolar nas propostas de ação do NEAF. Não se pode perder de vista que a estruturação do NEAF, nos municípios, se dá com a participação de membros das comunidades como: representantes de grupos culturais, líderes de diferentes religiões, de pais, alunos, servidores, educadores e dos munícipes que se interessarem pela construção de ações pedagógicas ligadas à diversidade e construção de políticas públicas de educação pautadas no estudo e democratização da História e Identidade Étnica da comunidade.

Tal Congresso teve uma importância incomum para o NEAF, pois, por seu intermédio, iniciamos a formação de parcerias que visam a construção de projetos que dizem respeito a ações pedagógicas referentes à acessibilidade e a confecção de brinquedos para comunidades quilombolas; além de ampliarmos os debates referentes à implementação das Leis Federais Nº 11.645/08 (Inclusão da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nos Currículos Escolares) e a Nº 12.288/10 (Estatuto da Igualdade Racial) baseadas numa experiência pioneira no estado da Bahia.

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