1º Seminário sobre a História de Uibaí

Como uma das ações de implementação das Leis Federais nº 11.645/08 (Inclusão da História e Cultura Afro-brasileira e indígena nos currículos escolares) e a nº 12.288/10 (Estatuto da Igualdade Racial) no Sistema de Ensino municipal de Uibaí – BA. Foi realizado entre os dias 08 a 10 de agosto o 1º Seminário sobre a História de Uibaí. Como ação do Projeto de Intervenção Pedagógica denominado “De Canabrava a Uibaí, Emancipando a sua história”.  Ministrado pelo Pesquisador Uibaiense Celito Regmendes, que abordou a história do município desde a sua formação até a emancipação política. Tendo como público alvo educadores do município, comunidade escolar e grupos culturais.

Tal Seminário foi realizado pelo Núcleo Educacional de Ações Afirmativas- NEAF, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município e apoio do Museu Nacional de Enfermagem Ana Nery-MuNEAN.

Além de todas as reflexões realizadas durante o Seminário, a comunidade Uibaiense foi contemplada com um material de Suporte Pedagógico, produzido para os docentes do município abordando a mesma temática. Além da construção dos textos assinada pelo pesquisador Celito Regmendes, tal material teve na sua equipe de edição, profissionais Uibaienses que além de contribuir com a construção do material, também participou ativamente do Seminário.

 “É fantástico perceber no decorrer do seminário a história da minha família sendo contemplada como a história oficial do município. Nunca tinha ampliado a minha perspectiva neste sentido. Acho que estou realmente vivendo o meu processo de emancipação… Essa é uma ação afirmativa!”. Destaca uma docente municipal após o segundo dia de atividades no Seminário.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Últimas Notícias

Uma resposta para “1º Seminário sobre a História de Uibaí

  1. Pingback: 1º Seminário sobre a História de Uibaí | Africas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s