Sobre o NEAF

O Núcleo Educacional de Ações Afirmativas – NEAF é uma estratégia de ação governamental  que propõe  implementar as Leis Federais n° 11.645/08  (que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos escolares) e n° 12.288/10 (Estatuto da Igualdade Racial), nas redes de ensino.

O NEAF acredita  que a implementação da Lei 11.645/08 só acontece de fato quando o cotidiano do espaço escolar/comunidade é observado e contemplado daí é que propomos uma mobilização coletiva, onde os profissionais de educação poderão relatar a sua realidade e trabalhar ações concretas e específicas.

Pretendemos, desta forma, capacitar os professores por meio de seminários ministrados  e diagnosticar através de um questionário previamente construído e posteriormente debatido pelo Núcleo, a realidade, a ansiedade e a necessidade das instituições de ensino para dar subsídios às ações de intervenções pedagógicas referentes a implementação das leis.

Missão do NEAF:

Fomentar, executar e divulgar ações referentes à implementação das Leis Federais Nº 11.645/08 e 12.288/10 a fim de atender as especificidades das instituições de ensino e das propostas pedagógicas vigentes.

Valores:

– Respeito à alteridade, sobretudo, étnica.

– Comprometimento no fomento da valorização das relações étnico-raciais e pedagógicas nas escolas e na comunidade.

– Compromisso com a história e a cultura local.

– Compromisso com o fortalecimento da identidade étnica no ambiente escolar.

– Responsabilidade socioambiental.

Visão de futuro

– Construir uma sociedade consciente de seu processo sócio-histórico e de sua diversidade cultural por meio de práticas pedagógicas onde os educadores e agentes culturais estejam alicerçados em ações concretas e específicas.

Principais Ações:

Promover capacitação com seminários e/ou oficinas para educadores e estudantes  com abordagens de proposições relacionadas à temática étnico-racial.

Assessoria e monitoramento das instituições de ensino.

Produção de material de suporte pedagógico.

Concretização de parceria com instituições relacionadas à temática étnico-racial a fim de viabilizar ações concernentes às atividades pedagógicas e valorização da identidade cultural.

Fale conosco!

E-mail: neaf@uol.com.br

Facebook: Núcleo Educacional Ações Afirmativas

Twitter: @neaf_2010

Anúncios

Uma resposta para “Sobre o NEAF

  1. Antonio Carlos Silva

    Como educador, envolvido nesta temática na qual se ensere a população afro-descendente e no processo de educação como um todo, não posso me excluir nem deixar passar a oportunidade de vislumbrar um mundo melhor , pricipalmente para alunos em formação, pois precisam encontrar e criar um ambiente favorável às suas conquistas,anseios..creio que só conseguiremos isto numa correlação de forças e um pensamento único em torno de uma mudança, urgida na sociedade que nos rodeia. Somos responsáveis (os educadores) pelas transformações de nos mesmos, antes de tudo e por uma inserção de nossa comunidade neste mundo globalizado. Uma proposta: Participar/implantar um programa em nossa escola/comunidade, para que no ano de 2012 já possamos trabalhar na Jornada Pedagógica do Estado /Município estas ações?? Acredito que aí é um grande começo, as iniciativas dos orgãos governamentais têm sido muito “acanhadas” e é necessário mais empenho da classe ( professores, comunidade, alunado) , pois é onde surgem os grandes problemas e consequentemente, as soluções.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s