NEAF na Roda*

 

A proposta de trabalho, apresentada pelo NEAF, veio incentivar os educadores a refletirem e produzirem junto com os estudantes acerca da questão afro-descendente no currículo escolar.  E, assim, buscou-se levantar um questionamento entre todos os envolvidos, referente à cor de sua pele e os preconceitos existentes na nossa comunidade em particular e na sociedade como um todo”.

***

O NEAF trouxe a preocupação do contato com os professores, da construção da identidade com a comunidade escolar e dos diagnósticos concretizados pelos questionários.

Com o apoio de materiais que sustentam nossa práxis Pedagógica e nos levam a refletir sobre a nossa prática na formação dos educadores e, consequentemente da sociedade, a construção do Jornal NEAF de Coração amplia os horizontes entre a escola e a comunidade, fazendo dessa ação uma verdadeira lição de casa.

*** 

“O Jornal NEAF de Coração é uma prova da capacidade dos alunos, em debater o tema principalmente o preconceito racial que existe na escola e na comunidade na qual estamos inseridos.

E, o NEAF chegou com uma proposta inovadora no nosso município em acrescentar o tema afrodescendente e indígena no currículo das escolas, agregando os valores das comunidades escolares quanto aos temas que a muito tempo estava escondido”.

***

*Os textos ‘NEAF na Roda’ foram construídos pelas Equipes Gestoras dos Núcleos São Francisco, Castro Alves  e da Escola Antônio Costa, do município de Coração de Maria/BA em decorrência das ações desenvolvidas pelo NEAF no ano de 2010.
 

Deixe um comentário

Arquivado em Enquete

Deixe um comentário