“A proposta de trabalho, apresentada pelo NEAF, veio incentivar os educadores a refletirem e produzirem junto com os estudantes acerca da questão afro-descendente no currículo escolar. E, assim, buscou-se levantar um questionamento entre todos os envolvidos, referente à cor de sua pele e os preconceitos existentes na nossa comunidade em particular e na sociedade como um todo”.
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“O NEAF trouxe a preocupação do contato com os professores, da construção da identidade com a comunidade escolar e dos diagnósticos concretizados pelos questionários.
Com o apoio de materiais que sustentam nossa práxis Pedagógica e nos levam a refletir sobre a nossa prática na formação dos educadores e, consequentemente da sociedade, a construção do Jornal NEAF de Coração amplia os horizontes entre a escola e a comunidade, fazendo dessa ação uma verdadeira lição de casa.
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“O Jornal NEAF de Coração é uma prova da capacidade dos alunos, em debater o tema principalmente o preconceito racial que existe na escola e na comunidade na qual estamos inseridos.
E, o NEAF chegou com uma proposta inovadora no nosso município em acrescentar o tema afrodescendente e indígena no currículo das escolas, agregando os valores das comunidades escolares quanto aos temas que a muito tempo estava escondido”.
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